Portáteis da nova geração: Parte 1 – 3DS

Esse ano foi de transição na geração de portáteis, DS e PSP ficando para trás com o surgimento de seus sucessores, o 3DS e o PS Vita, cada um trazendo novos bla bla blas e etc e tal de novidades. Mas a dúvida é, vale investir neles?

A Nintendo trouxe o sucessor  do DS, apostando agora na tecnologia 3D e sem óculos. O 3ds foi lançado no início do ano e, visualmente, os jogos ganharam muito com o potencial gráfico do aparelho em comparação ao modelo anterior. A Nintendo ainda não abandonou a ideia dos cartuchos, mas já desenvolveu melhor o sistema de vendas online. O 3DS agora usa de um canal de vendas virtual da Nintendo, como o Wii, para compra de jogos exclusivos do serviço. Foi acrescentado também o serviço do Netflix, uma empresa que oferece filmes e séries pra assistir via streaming pelo aparelho. O serviço já é utilizado a tempos no PS3, Wii, PS2 e X360. O aparelho ganhou também um direcional analógico, além de câmeras que tiram fotos em 3d e sensor giroscópico, que também pode trazer opções de jogabilidade diferente. O aparelho possui ainda retrocompatibilidade com jogos do DS.

Há alguns meses a Nintendo anunciou o lançamento de um apetrecho extra acrescentando um segundo analógico, que vai dar uma boa ajuda em muitos jogos futuros, que, como o psp já provou, fazem falta pra controle de câmera e outras coisas mais.

Comentários sobre o aparelho: Ok, o 3DS é novo, é um aparelho que você espera muitos bons jogos do padrão Nintendo, mas foi um lançamento um tanto quanto xoxo pro aparelho. Nenhum grande título esteve previsto pros meses iniciais do aparelho, salvo alguns como Street Fighter 4, que você já conhece porque já saiu faz tempos pros consoles de mesa e arcade, e remakes de jogos já consagrados. Isso tende a mudar quando sairem os bons títulos prometidos que estão por vir.

O 3D que a Nintendo tanto fez propaganda no aparelho ainda não mostrou muito a que veio. As opiniões de quem usou se dividem entre o muito legal e o desnecessário. Veja bem, não coloco em questão a necessidade do 3D, que pelo visto não mostrou ser essencial, mas sim o fato de deixar ou não os jogos mais bonitos, bacanas de ver, etc. Algumas pessoas reclamaram que em certos trechos de alguns jogos, você vê coisas duplicadas, o que atrapalha um pouco. Mas pra equilibrar, existem comentários de que em Super Mario Land 3D haverá trechos em que o 3D seja necessário para completar alguns puzzles, isso é uma ideia muito bacana se for bem executada.

A tela touch do aparelho continua, e isso é uma merda. Não, calma, não quis dizer que o touch é uma bosta, mas sim que a Nintendo nao atualizou a tela, ela não possui sensibilidade multitouch. Não que eu ache uma boa ter multitouch em tudo, mas seriam possiveis alguns jogos casuais de estilo conhecido no iPhone que poderiam desenvolver pra ele.

Finalmente acrescentaram um analógico no aparelho, mas isso já gerou polêmica. Agora inventaram essa de oferecer um apetrecho extra adicionando um segundo analógico e mais 2 botões de L e R extras, e a impressão que dá é que o aparelho foi lançado as pressas. Isso indica que provavelmente devem lançar em pouco tempo uma versão mais nova já acrescentando esses extras no aparelho, fazendo com que alguns gastem a mais pra ter outro aparelho, já que é chato e incômodo pra car*#%@ ficar carregando apetrecho extra em algo que deveria ser prático.

O preço do aparelho também parece proibido pra hipertenso de tão salgado que é. Desconsidere nessa questão a falta de títulos, pois isso tende a mudar, leve em consideração apenas o que o aparelho oferece. O visual dele é bonito, tem 2 câmeras e tira fotos em 3d, sensor giroscópico e o baralho a 4, mas pagar 250 dólares, que foi o preço de lançamento do aparelho, tá longe que só a po$@# de ser um preço justo, considerando que o gráfico dele é bonito, mas não é tão mais bonito que um psp, que já tem 6 anos. E nem 3g essa po#@§ oferece! Apenas Wi-Fi! Por conta das vendas que foram baixas pro lançamento do aparelho, e provavelmente por especulações sobre o PS Vita e o preço dele, a Nintendo cortou parte do preço do produto para 170 dólares, e pra equilibrar com as pessoas que já haviam comprado, ela deu jogos gratuitos no serviço online do 3DS. Eu não tenho um pra dizer se foi um prêmio de consolação bom o suficiente. Deixo essa pros que comentarem.

Essas baixas vendas aliadas a especulações sobre o PS Vita não fizeram só o preço do aparelho baixar, algumas 3rd parties resolveram cancelar títulos que lançariam pro 3DS, é o caso da Ubisoft com o Assassin’s Creed que tava planejado. Quem se fo¨% com isso? Você, que tem menos jogos pra comprar e possíveis bons títulos que não terá mais.

Mas apesar de uma opinião dando um tom tão negativo, por conta de todas as coisas que acontecem com o aparelho, ainda assim eu penso em comprar um 3DS. É bem verdade que foram poucos jogos no lançamento, sendo alguns deles remake, jogos foram cancelados, mais essa do apêndice pro segundo analógico, etc, mas ainda assim, imagino que muita coisa vai mudar pra se adaptar a aceitação do mercado, e com isso, trazer de volta as 3rd parties e vários outros jogos. Além de a Nintendo produzir jogos exclusivos fodas, que  são uma característica deles a cada Zelda, Metroid ou Mario lançados.

Títulos que valem a pena jogar, ou esperar com bons olhos:

  • Super Mario Land 3D
  • Kid Icarus
  • Metal Gear Solid
  • Monster Hunter 3G
  • The Legend of Zelda: Ocarina of Time 3D
  • Star Fox 64 3D
  • Super Street Fighter 4: 3D Edition
  • Luigi’s Mansion 2
  • Mario Kart 7
  • Sonic Generations
  • Kingdom Hearts 3D: Dream Drop Distance
  • Tales of Abyss
  • Resident Evil: Revelations
  • Shinobi
  • Shin Megami Tensei: Devil Survivor Overclocked
  • Thom Clancy’s Ghost Recon: Shadow Wars
  • Rayman Origins
Anúncios

Uma resposta para “Portáteis da nova geração: Parte 1 – 3DS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: