Você passou horas e horas, durante vários dias, lutando contra hordas e mais hordas de inimigos, aprendendo as melhores formas de avançar um nível, de passar aquela fase complicada, esperando no fim receber uma merecida recompensa (além da satisfação pessoal de ter derrotado seus inimigos). Você destrói aquele otário do chefe final e espera ver a conclusão da odisseia que o levou até aquele momento, e então o final te decepciona, e você fica broxado como se aquela gostosa que você pegou tivesse um put@ mal hálito, ou trepasse pior do que sua punh&#@ mais sem graça. Meninas, invertam esse exemplo para a sua situação como quiserem.
Star Wars: Knights of The Old Republic 2 -The Sith Lords (Xbox, PC)
Esse título não merecia nem estar aqui, o jogo inteiro é fantástico, o que tinha de legal no primeiro foi mantido e ainda acrescentado no segundo. Só esqueceram de melhorar a história também. Não há como comparar o esmero da Bioware ao criar o enredo do primeiro jogo com o da Obsidian em manter no segundo, e não me entenda mal, o jogo não é ruim nem chato, é o contrário, legal pra cara%$#. Mas o final do jogo foi o ponto baixo. Você chega ao final, depois de um leve duelo com Kreia, ela te diz que você está preparado, e ainda tem visões claras de tudo que vai ser no futuro, inclusive o que seus atuais aliados vão fazer, e então você segue rumo ao desconhecido. O jogo termina sem dar uma única pista de pra onde Revan foi, ou o que é o perigo maior que ele foi enfrentar nos confins do universo. Parecia abrir para uma história maior, mas o que deixou mais claro é que a Obsidian não parecia fazer ideia do que iria fazer em seguida, uma pena.
Tartarugas Ninja 3: Radical Rescue (Gameboy)
Tá, tudo bem, jogos antigos nem sempre tinham o trabalho completo, ou desempenho de máquina, pra produzir um final foda. Mas isso não necessariamente quer dizer que precisava ser um final tão pífio. Depois de você derrotar o Destruidor (novidade), e conseguir a chave para libertar a April, o máximo que você recebe é uma fotinha dela, como a de todos os outros personagens que você salva no jogo, dizendo que agora que você derrotou o Destruidor, o mundo finalmente estará em paz. Pronto, créditos logo em seguida. Fim. Que bela bosta.
Battletoads (Nes, Mega Drive)
Nunca joguei nenhum game tatooiniano pra comparar, mas da Terra, certamente Battletoads é um dos jogos mais difíceis da galáxia. Você se fud$# andando a pé, de jet ski voador, surfando, se atracando com uma cobrona gigante (que pornô), em um monociclo fugindo de uma bola serradora e tudo mais, pra no fim ter apenas uma mensagem da Dark Queen não acreditando que foi derrotada e que é melhor sair fora enquanto ainda tá de boa. Depois disso aparecem Pimple e a princesa e pronto, vamo todo mundo embora na nave com uma mensagenzinha na tela dizendo que os battletoads conseguiram e bla bla bla. Uma pena que os videogames na época não tinham o potencial pra fazer um final absurdo e compensador pra um dos jogos mais picões de todos os times.
Alex Kidd In Miracle World (Master System)
Sofre do mesmo mal de Battletoads e Tartarugas Ninja 3, falta de um pouco mais de potencial da máquina pra desenvolver um bom final. Você derrota o chefe final, salva a princesa e o povo radaxiano e aparece apenas uma mensagem de que você foi bem sucedido,e o jogo era quase tão foda quanto Battletoads.
Rise of the Argonauts (X360, PS3 e PC)
Esse sim teve o pior final que consigo me lembrar no momento dos que já joguei. O game inteiro é cheio de cutscenes, um monte de coisas que vão complementando o enredo, que é bem mediano mas bacana, pra você chegar ao final apenas pra ver sua mulher voltando a vida, te dar um beijo e corta pra cena do casamento com todo mundo batendo palma. O final é tão súbito e apressado que parece que os produtores levaram muito a sério o lance de seguir um enredo de filme, inclusive a parte em que o filme tem que ter especificamente 2 horas e não deu tempo de desenvolver melhor um final. Com a diferença de que o jogo tem muito mais do que 2 horas.
18 novembro, 2011 at 5:11 pm
Nem todo mundo jogou no MSX, mas tinha uns jogos sensacionais. Dois com final broxante eram: Magical Kid Wizz, você era um mago estilo “Gorpo” do he-man e tinha que jogar um jogo dificil e ladrão até o fim. Quando ia vencer a princesa sumia e você caia para o começo do jogo de novo! Vontade de matar o japonês que inventou esse final. E por falar em japonês, tem os jogos Castle e Castle Excelent, melhor jogo que já joguei, fases impossíveis, e no final você chega junto da princesa e… caracteres japoneses na tela inteira! Que m… está escrito ali? nunca vou saber.
18 novembro, 2011 at 5:18 pm
Nunca joguei nenhum desses que você falou, mas na era nes, snes, master, mega, msx, pc engine, etc, o que mais tinha era jogo com final trash. Gameboy então era lotado desses, felizmente o que importa, e sempre importou, é o jogo em si, e não história ou final, heheh.
23 novembro, 2011 at 2:46 pm
Muito boa análise. Eu mesmo nunca havia terminado o Battletoads e acabei tendo de fazer via emulador (as pausas, camera-lenta ajudaram bastante) só pra no final ver apenas o que foi citado.
Parabéns pelo blog, vou acompanhar!
23 novembro, 2011 at 2:56 pm
Obrigado, a intenção é melhorar sempre!
A ideia dos jogos escolhidos é apenas uma seleção pessoal, não tenho intenção de preparar um top 5 porque sempre acho essas listas muito injustas com jogos que não estão nelas, embora quase sempre concorde com os jogos que estão nelas.
24 novembro, 2011 at 4:03 am
Alex kid foi foda mesmo. Trauma de infancia! Passei horas pra zerar, sem contar que aquela bosta de pedra tesoura sempre roubava…
24 novembro, 2011 at 9:10 am
e sabe o que é pior? se você pegar qualquer detonado da vida, você vê que tem uma sequência certinha pra ganhar em todos os duelos de jo ken po que é batata! Mas o jogo em si é bem difícil, são muitas fases, e algumas bem complicadas
24 novembro, 2011 at 1:04 pm
Mirror’s Edge também tem um fim, no mínimo, decepcionante. Eu particularmente gosto muito do clima do jogo; da correria, da ação, da rapidez. Mas, a história é muito recheada de mistério, mistério esse que não se resolve no final. As lacunas ficam abertas (talvez, por causa daquele projeto atualmente “morto-vivo” de continuações de ME), e ficamos com uma cara de interrogação depois de zerar.
24 novembro, 2011 at 1:06 pm
pior que como ele foi mal das pernas, é provável que nunca venhamos a acompanhar o final dessa história
24 novembro, 2011 at 1:18 pm
Faltou o mais broxante de todos!
O final do jogo X-men vs Arcade do SNES…
Não vou nem comentar…
Detalhe pro homem-aranha grudado numa nuvem! (só pode)
24 novembro, 2011 at 1:21 pm
você diz Spiderman & X-Men in Arcade’s revenge? o jogo é espetacular (diga-se de passagem com uma trilha foda, mas o final realmente é meio meh.)
24 novembro, 2011 at 1:29 pm
Tem um final PIOR QUE TODOS ESSES. É o do “Shinobi” do Master System. Você derrota o vilão final então aparece uma tela preta escrito The End. Legal né?
E tipo. Discordo que os jogos antigos não tinham potencial pra desenvolver um bom final. O final do Black Belt do Master System é bacaninha e o final do Final Fantasy 3 do SNES é espetacular. Um dos melhores senão o melhor final de todos os tempos. Quase 20 minutos de duração.
24 novembro, 2011 at 1:33 pm
Bom, tinha jogos com bons finais, mas em geral, a maioria era curta, até pq os cartuchos talvez não cabiam muita coisa. E o final de FF3 no snes é foda pq el não usa imagens grandes nem nada tambem, tudo é feio no próprio jogo, não tem cutscenes ou coisas do tipo
24 novembro, 2011 at 2:53 pm
Interessante postagem,parabens
24 novembro, 2011 at 5:28 pm
Lembro-me que tb me decepcionei com o final de Shenmue 2 do DC, pois deixaram a história sem terminar, num console que já estava na UTI. Resultado: Shenmue 3, que deveria fechar a história, nunca saiu e ficamos sem o final desse jogo sensacional.
Yu Suzuki até se pronunciou esse ano dizendo que gostaria de fazer o 3° jogo, mas que tem problemas com o financiamento…
Enfim, eu já perdi a esperança de ver um final para Shenmue, mas se vier eu compro com certeza.
24 novembro, 2011 at 7:32 pm
Esqueceu do smg2 o jogo é incrivel, porem o final é quase que identico à luta anterior com o browser…
25 novembro, 2011 at 12:05 am
eu nao cheguei a terminar mario galaxy 2, nao tenho um wii, entao minha lista seria bem escassa se fosse um topico dedicado ao wii, mas ainda assim, foi como eu respondi a outro comentário, essa lista não é um top 5, mas um apanhado de 5 jogos que considero. Não gosto de criar top 5 ou coisas do tipo pq sempre acontecem um monte de injustiças, e cá entre nós, é difícil mensurar essas coisas
26 novembro, 2011 at 10:24 am
Concordo com você… Parabéns pelo blog…
26 novembro, 2011 at 10:26 am
Obrigado, continue acompanhando e participando cara, o feedback é o mais importante pra planejar as melhorias
26 novembro, 2011 at 10:26 am
Dá uma visitada no meu blog:
http://aphoenicopterus.wordpress.com/
24 novembro, 2011 at 8:27 pm
Quanto ao jogo Star Wars, o final é daquele jeito por que o jogo foi liberado para vendas ainda inacabado, tanto que não só o final mas como várias partes do jogo foram tiradas!
24 novembro, 2011 at 11:34 pm
fato, eu sei do que aconteceu, inclusive que no mapa do ultimo cenário aparecem alguns locais que não dá pra ir pq não conseguiram terminar a tempo. Mas mesmo assim, não muda o fato de que ferrou com o final, né?