Os hardcore se fud%$# e ela só quer dançar

Ontem foi divulgado que Just Dance 3 vendeu 7 milhões de cópias até o fim de 2011, sendo o segundo jogo mais vendido no ano, atrás apenas de CoD Modern Warfare 3. O mercado está mesmo para dancinhas, e o que começo a me perguntar é: até onde isso vai durar? Acompanhamos a ascensão e queda do gênero de jogos musicais com instrumento, de 2005 a 2010, lideradas por Guitar Hero e Rock Band, onde o gênero chegou a ser o mais vendido em alguns desses anos, e hoje se resumem a lembranças na cabeça dos hardcores quando marcam reunião com os casuais (eu compro músicas em DLC pra RB3 até hoje com orgulho!)

Seria esse o futuro dos jogos de dança e demais casuais também? E daí pra frente o que virá? A economia mundial anda em recessão, e isso se reflete em tudo que é tipo de negócio, inclusive nos games, ao passo de que o mercado expandiu muito com a entrada do grupo de casuais, mas se esse grupo sair, o mercado segura as pontas vendendo apenas pros hardcores?

Fora da linha casual, os jogos de tiro são disparados os mais explorados, e imagino que as empresas vão provavelmente se refugiar nesse gênero, além de provavelmente forçar ainda mais a barra com continuações de títulos já consagrados (Halo 4, God of War 4…). Continuo jogando ótimos jogos e seria babaquice dizer que o mercado anda uma merda, Batman Arkham City, Skirym (blergh) e Dark Souls estão aí pra dizer o contrário. Mas é nítido e facilmente compreensível que pra ele continuar existindo, é preciso vender, e pra vender, você não arrisca, vai em ideias que dão certo, e essas ideias, pra mim, estão sendo exploradas à exaustão, como por exemplo Marvel vs Capcom 3 e Ultimate Marvel vs Capcom 3 sendo lançados no mesmo ano.

Alguns especialistas começam a arriscar dizer que esse ano uma das 3 grandes fabricantes de consoles sai do mercado. Eu continuarei duvidando disso até o dia que ver a notícia da declaração, mas se começam a aparecer esse tipo de rumor, é sinal de que o nosso tão querido mercado de games está um pouco mal das pernas, e aí mercado, o que você fará em relação a isso? Vai continuar forçando a barra nos casuais até cair ou se reformular de novo? Eu sinceramente espero que caia na segunda opção, porque não pretendo parar de jogar tão cedo na minha vida.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: