Kinect além dos jogos

Depois da chegada do Wii ao mercado oferecendo novas possibilidades de jogar e forçando os participantes a fazer exercícios como forma de jogo, o mercado se abriu pra mostrar outras formas de game como entretenimento. Quando veio o Kinect, outras possibilidades mais surgiram. Longe de querer falar sobre o quanto esses aparelhos entretem ou prendem o público, ou críticas/elogios sobre hardcore vs casuais. Deixando de lado até mesmo a integração e reabilitação que esses aparelhos proporcionam a deficientes para jogar como talvez não conseguiam antes, a intenção é demonstrar algumas formas que cientistas e universitários encontraram para usar o aparelho além do jogo.

Li uma matéria em que doutores em um hospital no Canadá estavam usando o Kinect como auxiliar nas operações dos pacientes. Eles não usavam o aparelho para movimentar utensílios ou operar por eles, nada disso, mas usavam o sensor para controlar a máquina de raio x, poupando tempo para operar. Da forma tradicional, os médicos precisavam tirar luvas, lavar as mãos, operar a máquina e depois voltarem a operação. Com o Kinect, isso se tornou muito mais rápido. Facilidade é algo que nunca é demais quando se está em uma situação delicada como uma operação.

A área de robótica também ganhou um auxiliar fortíssimo com o Kinect. Até antes do seu lançamento, a ciência robótica tinha problemas em desenvolver robôs que conseguissem se locomover. Para isso, é necessário que o robô tenha uma ferramenta que escaneie e identifique o nosso mundo, no qual ele vai interagir, e as soluções para isso ou eram caras e enormes, ou baratas e muito imprecisas. Com o Kinect, isso se tornou mais fácil, tudo por conta das câmeras do aparelho que permitem identificar o ambiente em 3D.  Grupos de pesquisadores ao redor do mundo tem utilizado o Kinect em máquinas que voam, dirigem, até mesmo em robôs que exploram erosões causadas por terremotos, onde podem procurar por vítimas, as possibilidades são infinitas.

Deve demorar um tempinho ainda até vermos máquinas como estamos acostumados a ver em filmes de ficção científica, mas não me surpreenderia se o Kinect tiver sido um grande responsável por acelerar esse processo.

E aí, consegue pensar em alguma forma diferente em que o Kinect pode ser usado? Quem sabe cê não ganha um patrocínio de uma empresa grande por desenvolver algo único com ele.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: