cima, cima, baixo, baixo… a origem do código Konami

Cima, Cima, Baixo, Baixo, Esquerda, Direita, Esquerda, Direita, B, A, Start. Esse código te permitia ter mais vidas, pular fases entre outras “falcatruas” mais nos games da Konami. Variações dele foram usados para cheats diferentes, mas o mais popular mesmo é o citado acima.

Sempre achamos que foi uma forma bacana que a Konami arrumou pra facilitar a vida de uns gamers, mas na verdade, ele foi criado por  Katsuhisa Hashimoto, um dos membros responsáveis pelo port de Gradius para o NES, para que ele conseguisse terminar o jogo. Em uma entrevista em 2003, Hashimoto disse: “Eu tinha um cara que trabalhava comigo na versão arcade, essa é realmente difícil. E eu não tinha jogado tanto assim, portanto obviamente não conseguiria zerar o jogo, então eu inseri o código Konami.”

Hashimoto complementa ainda: “Eu é quem ia usá-lo, então queria ter certeza de ser fácil de decorar. O jogo levou por volta de meio ano para ser produzido e, naquele tempo, inserir o código  era um quebra-cabeça interessante. ‘Como diabos eu conseguiria colocar esses passwords no programa?’ eu me perguntava.”

Engraçado imaginar que uma coisa que se tornou tão popular foi criado apenas por conveniência para os produtores do jogo hein? Por uma mera “brincadeira” de Hashimoto, talvez só por isso você tenha conseguido terminar Gradius, Contra ou Tartarugas Ninja.

Com referência a esse texto

Anúncios

13 respostas para “cima, cima, baixo, baixo… a origem do código Konami

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: