Você já ouviu falar do OpenBoR?

Quinta-feira passada estou eu fuçando na internet doido pra achar algum fangame de Tartarugas Ninja, no mesmo esquema do que fizeram com Streets of Rage Remake. Achei enfim um site wiki em que tinha a informação de alguns jogos, em especial um chamado Wrath of The Shredder, um jogo que mesclava os antigos arcades com os de NES e mais algumas coisas do jogo de Game Boy Advance. Se fosse bem produzido, seria tudo o que eu queria. O link para baixar estava quebrado, mas nada que um google não resolva. Achei ele em outros links e consegui baixar.

O jogo era realmente bacana, mas segundo as infos que li, ele estava incompleto, o que percebi logo de cara, já que só era possível jogar com Leonardo ou Donatello. Nos muitos links que achei, os comentários sempre apontavam pra um tal fórum chamado LavaLit (EDIT: O Lavalit agora passou a ser Chrono Crash), aí percebi que o autor do fangame já não era encontrado a muito tempo, mas o melhor é que descobri que um grupo russo chegou a implementar o projeto inacabado do jogo, lançando com o nome de TMNT: Red Sky Battle, e agora com os 4 tartarugas e opção pra 4 personagens.

Um TMNT mesclando o melhor dos vários jogos da série? Do Want!

Pois bem, aonde entra o tal OpenBoR na história, você deve estar se perguntando. Chego lá já. Será que você lembraria de um game que saiu vendendo em bancas de revista há pelo menos uns 7 anos, chamado Beats of Rage? Era um jogo curioso, na caixa dizia ser possível jogar no PC, Dreamcast, PS2, PSP e o escambal. Nas fotos, você percebia que se tratava de um Beat ‘em Up com sprites de personagens da série King of Fighters. Quando entrei no LavaLit, descobri que ele era um fórum específico do OpenBoR, no qual eu via muita gente citando o Beats of Rage. Procurei então no google sobre ele, e o site da empresa que “produziu” o game dizia que ele não era mais vendido, mas que tanto a plataforma de desenvolvimento dele, como o jogo em si, estava disponível no fórum oficial deles, que é o LavaLit, e bem, OpenBoR você já deve ter sacado que significa Open Beats of Rage, né?

Lembro de depois disso, na época, eu ver alguns jogos baseados em outros games famosos, feitos por fãs, essa foi a hora que fiquei doido pra ver o que teria de interessante no fórum. Encontrei alguns jogos muito bacanas e outros nem tanto. Um dos melhores games que peguei pro OpenBoR foi  Marvel First Alliance. Cara, que jogo bacana, o maluco colocou uma k-r@lh@d@ de personagens do universo Marvel em um jogo com história própria. Você começa o game usando apenas os 6 Vingadores presentes no filme, mas conforme vai passando de fase, ele vai abrindo mais personagens tais como o Motoqueiro Fantasma, o Demolidor, Elektra, vários X-Men, Miss Marvel, Justiceiro e uma renca mais. Os sprites de muitos dos personagens são tirados ou inspirados em outros jogos. A dificuldade  aumenta de acordo com a fase, mas pra mim, nada se compara a última fase. É inimigo que não acaba mais e um último chefe que parece ter sido feito na base do sarcasmo, com um golpe que tira tua hp e enche a dele.

Noturno é apenas um dos muitos X-Men e demais personagens Marvel no game.

Mas de longe, o melhor game que peguei foi Dungeons & Dragons: Knights & Dragons – The Endless Quest. Game inspirado na série de RPG e com sprites de King Of The Dragons e Knights of The Round, ambos da CAPCOM e para o SNES, e bem semelhantes ao esquema D&D de evoluir. O que o game teria de melhor? É simples, além de bem feitinho, o game se utiliza do mapa do reino de Karameikos (jogadores do RPG provavelmente conhecem esse nome), e as missões são escolhidas, ao invés de avançadas. A cada missão, uma pequena quest. As fases se dividem por cores pelo nível de dificuldade, algumas missões são liberadas apenas cumprindo outras. As cidades podem ser visitadas para recuperar energia e mudar seu personagem, que também passam de nível, e cumprindo determinados tipos de missão, mudam de classe. Deu pra perceber o quão dedicado o autor foi pra produzir o jogo né?

O melhor jogo que peguei até agora pra plataforma.

Muitos jogos baseados em outras séries de games, desenhos animados ou filmes podem ser encontrados no fórum. Sobre a parte de criação de jogos, confesso que não pesquisei bulhufas porque não me interessou, só tive vontade de jogar mesmo, mas aos que quiserem se aventurar na produção de um beat ‘em up, aconselho a procurar no LavaLit as ferramentas e também o apoio dos membros.

Anúncios

Uma resposta para “Você já ouviu falar do OpenBoR?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: