Curto jogos violentos, logo, sou limpinho, diz pesquisa

Eu juro que queria saber como e quais são os tipos de perguntas e os grupos que pegam pra fazer essas pesquisas, mas é quase isso que você viu no título do post. Segundo uma pesquisa da Universidade de Luxemburgo, jogadores noobs (no texto original estava como inexperienced players), eram pedidos que escolhessem algum produto após jogar um game violento, nos quais, escolhiam produtos de higiene como pasta de dente, sabonete ou desodorante.

O que os pesquisadores disseram é que ao se deparar com uma situação de desconforto moral, o jogador noob passa por uma reação em que associa o ato de se limpar afim de manter a moralidade, especialmente quando este envolve violência a outras pessoas. É o efeito Macbeth, um fenômeno psicológico, no qual a pessoa tenta se purificar para lidar com a situação de imoralidade. Com jogadores experientes a coisa muda de figura, segundo os pesquisadores. Eles usam de outras estratégias para lidar com os jogos violentos.

Estudos posteriores voltados para conectar a psicologia moral e os efeitos de mídias violentas (não só games, viu) vão ajudar a mostrar como a exposição a longo prazo às mídias violentas  afetam nas atitudes de um indivíduo sobre a agressão.

Tá violento o bastante pra você?

Veja bem, sou o primeiro a levantar a mão para questionar quando alguém vem dizer que jogos violentos são os culpados por psicopatas e bla bla bla, esquecendo que existem N fatores que foram muito mais importantes do que o fato do cara jogar God of War. Mas acho importante esse tipo de estudo até para mostrar que não há nada, ou pelo menos nada demais, ao jogar games violentos, caso contrário, pode ir cancelando metade das grandes futuras produções de cinema, vamos também mudando a pauta dos jornais, e principalmente, prendam pais incompetentes incapazes de filtrarem e bloquearem o indevido do que os filhos recebem de informação quanto a violência.

Fonte: Universidade de Luxemburgo (Em inglês)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: